![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLSWCDbiLInX10YsfQFRly7TIOK0Sdki1sOOYLKyB96siFd-ii9-C_mx_yrO6jNsb0uGoGrcyzXsafpyt6Qnkn6KN7YLV8y-Hl-9POEF9TqXC0yOw8EHHkIyRn4IwDD-ALnYbdOf3Z0PQ/s200/lupa-optica-92.jpg)
Os instrumentos ópticos são instrumentos bem comuns no nosso dia-a-dia como, por exemplo, o microscópio, a luneta, a lupa, projetores, e acredite, o olho humano é também um exemplo de instrumento óptico.
A Máquina fotográfica
Instrumento óptico muito utilizado no cotidiano, seu funcionamento é bem semelhante ao olho humano. Esse instrumento é constituído por um sistema de lentes, denominado objetiva, que se comporta como uma lente convergente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizhxz16Xke_HywKwAAOuSMwKDNBwL5OX4mfx1swo40d__sF4N_CI-i1vopizhu4ELpC-JNkh_bjYKnJWM3AbMkumqHGtcBhQdWvh7wVhvQD-gmaCplBvjOG8I-2VayWJ9EIwpAtPF2GO8/s200/fuji1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXByFRlmxE8p0Le6ne_Iy_N3nKVDsBBZZyEQooe7XZFTZJ637qmMCE6K4SrzBQ97Yf-S_LYtY-rrCrW-IVpwbOmqOswQPByn8VBS3vNrNOsagAc8uQOY_ELGvPNi-39F8XxNwcMz6_jLM/s200/fig7-6.jpg)
Formação de imagem na máquina
O Microscópio
O microscópio composto, ou simplesmente, microscópio, é um instrumento óptico utilizado para observar regiões minúsculas cujos detalhes não podem ser distinguidos a olho nu.
É baseado no conjunto de duas lentes. A primeira é a objetiva que é fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida) e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal, menos convergente que a objetiva, permite ao observador ver essa mesma imagem, ao formar uma imagem final virtual e direita.
Essas lentes são colocadas diametralmente em extremidades opostas de um tubo, formando o conjunto chamado de canhão.
O sistema que permite o afastamento ou aproximação do conjunto ocular – objetiva permite uma melhor visualização do campo observado ao focalizá-lo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrR1ERCXs5twvHElWCfHz2SKpqI-Z9TF8Rw80P69NIrhUGvbZdoMw3whAj_8e365Un8PB3fjuQuf_P8Gk5eiW5zI42HIKtFFfSJCO22GpYfetk5i8Uw6f7A_YQ1BuOAE3orhfkfad85gM/s400/fig7-10.jpg)
Formação da imagem em um microscópio composto
Na figura temos que a objetiva, que tem uma pequena distância focal da ordem de milímetros, fornece do objeto OO' uma imagem real e invertida I1I'1. Esta imagem I1I'1 , serve como objeto para a ocular, que fornece uma imagem I2I'2, virtual, maior e invertida com relação ao objeto OO', que é a imagem final.
LUNETA ASTRONÔMICA
As lunetas astronômicas são instrumentos ópticos de aproximação, são usadas na observação de objetos muitos distante.
As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.
Os dois sistemas são colocados nas extremidad
es opostos de um conjunto de tubos concêntricos, que se encaixam um nos outros fazendo variar à vontade o comprimento do conjunto a fim de focar melhor objeto a ser observado.
As lunetas de grande porte e alta capacidad
e de ampliação são dotadas de uma luneta menor pesquisadora, já que as primeiras possuem um campo de visão.
A principal diferença entre as lunetas astronômicas e terrestres é, além do porte, a posição da imagem. Aquelas apresentam a imagem final invertida, e essas apresentam a imagem na posição real do objeto já que possuem um sistemas de lentes adicionais entre a objetiva e a ocular
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgK2xIi_PZCCVL_Nrrs25zELFir2Lmftmm9RG0eRaBfPJoOOS1NmzwAMPtVpf3axuEPyIqnH4ZZsuImqH0WNRBeBV6aaLl85YWlT-7qk_mOnG0KHl-9C2mXpIbmP1b9D4Yil75bXAqtLbg/s400/fig7-11.jpg)
Esquema simplificado de formação da imagem em uma luneta astronômica
Luneta Terrestre
A luneta terrestre é semelhante à astronômica só que a imagem final obtida é direita
![](file:///C:/DOCUME%7E1/USURI%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-2.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6FfpLWbXcpxXcrV1Y2ULi7WMqIds92lSGz_bMu2vQ4nQxsFi6X_qIKpTnsWLsjnGMqXsBhkynyuLW_Y4fCvEuUgVFCtYPBErDbUAf-Xs6J5ntUipHvRHVobRF2yxplEmWco2msrJ7-BE/s400/fig7-13.jpg)
Formação da imagem em um luneta terrestre
Projetor de slides
Um projetor de slide serve para projetar em uma tela uma imagem real e aumentada do objeto que está no slide.
Basicamente, ele é constituído de uma lente convergente, como objetiva, e uma lâmpada cujo filamento está situado no centro de curvatura do espelho côncavo que juntos servem para iluminar com bastante intensidade o slide. A fig. 7.7 mostra um esquema bem simplificado de um projetor de slides.
Figura 7.7 - Esquema simplificado do projetor de slides
Para obter uma imagem real, maior e aumentada, o slide precisa estar situado a uma distância menor que a dupla distância focal (antes do foco).
Fontes:http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm
Cara, filé d+ esse post, muito interessante!
ResponderExcluirGostei muito!
Bem explicado, mas onde está o crédito do criador... gente olha o roubo de idéias!!!
ResponderExcluir