Princípio de Funcionamento da FibraÓptica
A luz se propaga no interior de uma fibra óptica fundamentada na reflexão total da luz. Quando um raio de luz se propaga em um meio cujo índice de refracção é n1 (núcleo) e atinge a superfície de um outro meio com índice de refracção n2 (casca), onde n1>n2, e desde que o ângulo de incidência (em relação à normal) seja maior ou igual ao ângulo crítico, ocorrerá o que é denominado de reflexão total, do que resulta o retorno de raio de luz ao meio com índice de refracção n1.
A luz é injectada na fibra por uma de suas extremidades sob um cone de aceitação, em que este determina o ângulo por que o feixe de luz deverá ser injectado, para que ele possa de propagar ao longo da fibra óptica.
A composição básica de fibras ópticas é de materiais dieléctricos com uma estrutura cilíndrica, composta de uma região central, que denominamos núcleo, que é por onde a luz tráfega, e uma região periférica, denominada casca, que envolve completamente o núcleo.
As dimensões vão variar conforme o tipo da fibra, podendo ser de 8 micro metros até 200 micro metros, e a casca de 125 micro metros até 240 micro metros.
Então, temos que a composição básica de uma fibra óptica é :
- Núcleo (fibra de vidro);
- Casca que envolve o núcleo (fibra de vidro);
- Película que recobre a casca, chamado de acrilato;
- Um tubo onde as fibras são comportadas, chamadas de tubete;
- Os fios de aramida, para atuar como proteção e tração;
- Bastão de Kevlar, utilizado para dar resistência mecânica ao cabo;
- Capa, constituída por um polímero.
Fontes:http://fibraoptica.blog.xoose.pt/2009/08/08/principio-de-funcionamento/
Nenhum comentário:
Postar um comentário